Vegetarianismo e Desporto

Um vegetariano pode praticar desporto, sem que isso diminua a sua força e performance desportiva, porém possuem carências nutricionais acrescidas.

A alimentação ocupa um lugar activo na saúde dos vegetarianos desportistas pois é ela que consegue manter os níveis de energia do organismo durante a prática do exercício.

Cada alimento possui a sua capacidade nutricional, daí que é necessário que o vegetariano desportista faça uma boa gestão dos alimentos de acordo com a sua quantidade nutricional. Assim uma dieta vegetariana num atleta, deve respeitar as necessidades energéticas do organismo, pois as dietas vegetarianas podem fornecer a energia suficiente para a prática do desporto, porém é necessário haver uma constante vigilância.

As dietas vegetarianas normalmente fornecem menos proteínas do que as dietas omnívoras. Pode ainda fornecer os aminoácidos essenciais e não essenciais, desde que seja diversificada e equilibrada. Os veganistas precisam ter especial atenção com as carências de proteínas no organismo.

Podem ainda apresentar-se carências de creatina no tecido muscular, que facilmente podem ser repostas no organismo através de suplementos. A quantidade de ferro no organismo é igualmente importante, sendo que o atleta vegetariano precisa compensar o ferro através da ingestão de feijão de soja, frutos secos e vegetais de folha verde, bem como a vitamina C para aumentar a predisposição do ferro.

Também o zinco ingerido numa dieta vegetariana é inferior à dos omnívoros, assim é necessário ingerir mais doses de alimentos com zinco presentes nos cereais, nos grãos, nas nozes, sementes e soja.

Um desportista precisa estar sempre a par de como se encontram os seus níveis de nutrientes para que não careça de vitamina B12, B6, D e cálcio. Uma forma de poderem compensar a falta destes nutrientes é ingerirem vegetais fortificados e vegetais de folhagem verde.As dietas vegetarianas são bastante ricas em antioxidantes. Dado que existem diversos tipos de dietas vegetarianas, o desportista poderá optar por aquela que complete mais as necessidades do seu organismo.


Vegetarianismo e Gravidez