Vegetarianismo e Saúde

Os vegetarianos e os veganos como não ingerem alimentos de origem animal, estão menos expostos a determinadas doenças relacionadas com o consumo desse tipo de alimentos. Uma pessoa que siga uma dieta vegetariana ou seja vegana ingere menos quantidades de gorduras e calorias do que uma pessoa que não seja vegetariana.


O vegetarianismo é uma boa forma de combater a obesidade.
É possível combater algumas doenças através do vegetarianismo, e em casos de algumas doenças podem mesmo ser prevenidas e tratadas através desta alimentação.

Doenças cardiovasculares
Dado que a alimentação vegetariana é pobre em gorduras saturadas, esta contém reduzidas doses de colesterol. As doenças cardiovasculares são despoletadas sobretudo através do colesterol que se encontra presente em produtos animais devido a uma alimentação descuidada.
Hipertensão
Os vegetarianos normalmente possuem uma tensão arterial mais baixa. Em casos de hipertensão grave é comum as pessoas adaptarem a sua alimentação a uma dieta de alimentos livres de origem animal.
Diabetes
Uma dieta vegetariana pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue. Embora um diabético necessite de tomar insulina, uma dieta rica em vegetais e cereais em doses adequadas pode ajudar a reduzir a sua dependência desta substância.
Cancro
Estudos em indivíduos vegetarianos comprovam que a taxa de mortalidade por cancro é inferior em relação ao resto da população. Uma alimentação rica em antioxidantes em fibras e açúcares naturais contribui em grande parte para evitar o cancro.
Obesidade
Estudos revelam que a obesidade tem vindo a aumentar e com ela, os problemas de hipertensão, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.
Osteoporose
Uma alimentação vegetariana favorece a manutenção do tecido ósseo. O cálcio é um elemento essencial ao nosso organismo e o nosso corpo tende a perdê-lo através da urina, das fezes e do suor. O facto de se adoptar uma alimentação livre de proteínas animais reduz a tendência de perda de cálcio. Uma forma de compensação de cálcio é através dos vegetais de folha verde-escura, leite de soja enriquecido, entre outros.

Vegetarianismo e Gravidez