Tipos de Vegetarianismo

Existem diferentes tipos de vegetarianismo caracterizados pelo tipo de restrições que fazem na sua alimentação.
Vegetarianos puros
Eliminam todo o tipo de alimentos de origem animal (ovos, leite e derivados, mel, gelatina). Este tipo de vegetarianismo é considerado como uma “ponte” para se tornarem veganos.
Veganos
Veganos, também conhecidos por vegetarianos radicais excluem da sua alimentação todo o tipo de carnes de animais, ovos e derivados do leite. Excluem ainda o uso de todo o tipo de produtos de origem animal, produtos testados em animais, ou ainda espectáculos com exploração animal. Este tipo de vegetarianismo repudia toda e qualquer prática cruel praticada na criação animal feita pelas indústrias que recorrem a animais, a principal razão de serem veganos.
Ovo-lacto-vegetariano
Não ingere carne e peixe, mas ingere o leite, os iogurtes e os ovos. É neste grupo que se enquadra a maior parte dos vegetarianos, existindo menos risco de deficiências de proteínas.
Lacto-Vegetarianos
Ingerem para além dos alimentos vegetais derivados e leite. Permite o consumo de derivados de leite, mas não inclui ovos na dieta.
Ovo-vegetarianos
Este tipo de vegetarianos incluem na sua alimentação à base de vegetais, os ovos, alegando que as galinhas os poriam de qualquer forma, mesmo que as pessoas não os ingerissem. Retiram o leite da sua alimentação essencialmente por consciência ambiental, compaixão pelos animais ou por uma razão relacionada com a saúde.
Frugívoros
Estes vegetarianos também chamados de frutívoros apenas ingerem plantas que a natureza consegue repor mais rapidamente. Optam assim por não matar as plantas, por isso apenas comem frutas, nozes, alguns legumes e frutos. A alimentação é bastante parecida com a dos veganos, porém não ingerem alimentos que matam a planta (raízes e rebentos). Recusam-se a contribuir para a morte dos animais e das plantas, uma questão não somente dietética, mas também espiritual, de compaixão por todos os seres vivos. O frugivorismo é uma prática milenar da religião jainista, originária da Índia, com seguidores um pouco por todo o mundo.
Crudívoros
Este tipo de vegetarianismo apenas consome os alimentos crus, no seu estado natural, sem tempero ou preparos culinários. Defendem que os nutrientes são destruídos quando cozinhados a altas temperaturas.
Macrobióticos

Apenas se alimentam de frutos, legumes e cereais. Alguns macrobióticos consomem peixe. Os macrobióticos dividem os alimentos em dois grupos mediante a energia que cada alimento representa: yang e ying. É necessário assim efectuar um equilíbrio entre estes dois tipos de energia, que irão beneficiar tanto o corpo como o espírito

Vegetarianos estritos
Os vegetarianos estritos não consomem nada de origem animal por questões de saúde.

Vegetarianismo e Gravidez